PREVIDÊNCIA FECHADA X PREVIDÊNCIA ABERTA
Antes de detalhar a Previdência Complementar fechada, queremos mostrar a você um comparativo, que deixa bem claro as diferenças entre a modalidade aberta e fechada. Afinal, muitas pessoas as confundem.
As entidades fechadas de previdência complementar possuem vantagens em relação aos planos oferecidos por entidades abertas que atendem o público geral, como os bancos. Uma das principais pode ser a contrapartida da empresa patrocinadora, que dependendo da regra do plano de previdência, chega a dobrar o valor da contribuição mensal quando possuem uma paridade de contribuição de um para um. Ou seja, para cada R$ 1 depositado pelo participante, a empresa aplica mais R$ 1
Custos baixos = maiores rendimentos
Existem dois tipos comuns de taxa. A de carregamento, que é o percentual descontado para cada aporte realizado no plano de previdência, e a de administração, cobrada anualmente pelas entidades financeiras para gerência do fundo. É importante prestar atenção nelas, pois ambas podem variar entre as diversas entidades, o que faz muita diferença no momento de resgatar o dinheiro do plano. Por serem muitas vezes subsidiados pelas empresas, os planos fechados de previdência costumam ter taxas inferiores às praticadas no mercado. É possível encontrar entidades em que a taxa de carregamento é zero. Já as taxas de administração nas instituições de previdência privada costumam variar de 1,5% a 4%. Esta é a taxa de maior impacto, pois serve de base sobre o total de recursos da aplicação.
A contrapartida também pode ser sobre a contribuição básica do participante, onde a patrocinadora colabora com o mesmo valor do seu depósito mensal no fundo previdenciário. Além disso, os planos de previdência fechada também possuem incentivos fiscais e não têm fins lucrativos e desta forma revertem todos os recursos aplicados para o próprio fundo. Já os planos abertos possuem fins lucrativos e utilizam parte dos rendimentos para a gerência do negócio.
Vantagens mesmo em caso de desligamento
Uma das maiores precauções em aderir ao plano de previdência de sua empresa pode ser a possibilidade de desligamento no futuro. Porém, nesse caso, cada plano tem regras próprias e com opções de resgate de uma parcela dos recursos investidos. O colaborador também pode escolher continuar depositando o valor correspondente no plano, o chamado autopatrocínio, ou solicitar a portabilidade para outra previdência.
Dedutíveis do Imposto de Renda
Além de diversas vantagens, como a previdência programada, participar do plano de previdência da sua empresa pode lhe render benefícios fiscais no Imposto de Renda. Quem faz a declaração completa tem o direito de deduzir suas contribuições até o limite de 12% da renda bruta durante o período de atividade.
Previdência Complementar Fechada: um privilégio
Agora que você já conhece as principais características dos Planos de Previdência Complementar Fechados, já sabe que ela sai na frente de muitos investimentos, por possuir baixo custo de administração, contrapartida da empresa (em muitos casos), ótima rentabilidade e segurança. Quem conta com um plano de previdência complementar na sua empresa tem o privilégio de garantir uma ótima aposentadoria. Caso, você ainda não tenha certeza se a esta é a melhor alternativa para o seu futuro, uma boa ideia é solicitar uma consultoria e tirar todas as suas dúvidas. Quanto mais cedo definir a estratégia para uma aposentadoria tranquila, melhor. Conte com nossa equipe para sanar qualquer questão, ou ainda, peça uma simulação sem nenhum compromisso.